7 de janeiro de 2011

Vida nos States, Orientação e a Escolha da familia.

Hoje vou falar sobre a vida aqui nos States e utilizar do espaço tambem pra responder algumas perguntas que fizeram nos comentários. Queria me desculpar por não conseguir responder sempre, mas leio todos e agradeço por quem torce por mim aqui.. e ah, vou aproveitar pra colocar umas fotos entre um paragrafo e outro tambem. =)

Vida nos States:

Bom, pra quem acha que o processo de intercambio é desgastante, não conhece a vida nos EUA - isso não é uma comparação -, a vida por aqui é bastante cansativa sim! A responsabilidade é multiplicada, acordar cedo, saber que voce não é só responsavel por voce, mas pelas crianças, pelo quarto, pelo seu banheiro ( se voce tiver um só seu ) e mesmo que ele seja compartilhado. A vida nos EUA é uma escola, e é rígida. Americanos não aceitam atrasos, isso é coisa de brasileiro que não tem horario pra certas coisas e se atrasar é comum, esqueçam os atrasos aqui, eles odeiam e criticam pessoas que não são pontuais. As crianças possuem um comportamento absurdamente diferente das crianças do brasil, é uma criaçao que óbvio, varia de familia pra familia, mas aqui eles dividem o tempo com atividades e poucos não são pentelhos.. se eles ficam entendiados, sai debaixo que farão birra na certa. É outra cultura, e com relação à desobediencia, esqueçam, voce é só uma intercambista. Mas isso não são todos os dias, e não quero assustar ninguem, mas é uma vida deliciosa por aqui.. como em todos os lugares, tem seus prós e contras, porem, isso depende de voce tambem e de como voce irá administrar isso.  


Orientação:

Bom, a orientação da APIA é em Stamford, CT. Dá uns 25, 30min de Nova York.. São 4 dias com palestras sobre a vida americana, primeiros socorros, numeros de emergencia, blá blá blá.. tirando a parte 'bored', são 4 dias em que voce tem contato com meninas de todo o mundo, eu por exemplo, dormi num quarto ( fiquei no Holiday Inn ) com mais 2 meninas, uma era da Tailandia e outra da Africa do Sul, e vou dizer, é uma troca fantastica de culturas, experiencias e vale todo o cansaço psicológico, porque vale lembrar que nos EUA a vida começa cedo, por volta das 7am.. pra quem detesta acordar cedo e ainda tem a mamãe pra acordar, esquece! Aqui não existe aqueles 5 minutinhos de preguiça na cama.. e tambem não tem mais a mamãe pra te acordar, é voce e voce e só. Ah, o tour por NY é a coisa mais linda, as meninas que vão pela APIA podem optar por ir, custa US$ 65, eu tive sorte, meus host pagaram pra mim, disseram que era meu presente de boas vindas. hauhauha..



Com relação aos presentes, meus host amaram o que eu trouxe! Resolvi trazer 2 artesanatos brasileiros (pequenos), caixa de bis branco e preto, caixa de bombom brasileiro, dvd com imagens do brasil e 1 kit caipirinha, deixei pra lá essa ideia de que americano vai sempre gostar de havaianas.. uma havaiana aqui nos EUA custa 20 dolares, acreditem, eles nao se importam muito.. acho mais interessante dar algo que eles fiquem pra sempre, bom, mas isso é uma opinião minha, né.. minha dica é artesanato!



Com relação à rotina isso é muito relativo, tenho 4 kids e elas me consomem all the time. Mas é gratificante, apesar de cansativo, dou valor a cada segundo aqui. Tudo é um teste de paciencia e voce aprende a superar os limites de tudo aquilo que voce podia jurar que não ia conseguir. 

Escolha da Família:
Não se iludam! é ótimo quando falamos com famílias, temos o péssimo habito de achar que a primeira é a familia certa, algumas dão sorte disso acontecer, mas a minha dica é não deixar a emoção tomar conta de voce, afinal, voce precisa saber o que voce realmente consegue dar conta, e como eu disse, a responsabilidade é gigante. Eu falei com 9 familias em 1 mes e meio, e claro, posso dizer que tive sorte com esse leque de opções, mas no final escolhi a família que eu podia JURAR que jamais escolheria.. a unica que tinha 4 crianças, e eu vou dizer que não poderia ter feito escolha melhor. Existe um amor de mim pra eles que não se explica, e é recíproco. Meus hosts me tratam como filha, e as minhas crianças apesar de todo o trabalho, são lindas e me adoram. Me surpreendo a cada dia e acho que ter o tal 'Feeling' na escolha da família, é essencial. Tirem todas as duvidas e não se iludam, cuidar de criança é bastante cansativo sim, mas é uma delícia. Minha família são 4 kids, mas trabalho só de segunda a quinta, das 7:30am às 5:30pm, é uma jornada longa, mas tenho a liberdade de comer com as crianças, de abrir a geladeira, de comer o que tem na dispensa, tenho um quarto com banheiro, as minhas kids podem assistir tv, eu almoço e janto na mesa com eles, tenho um carro só pra mim, minha host me ajuda com as kids, nao tenho curfew, e claro, tenho algumas regalias, mas é uma troca.. minha host me adora e sempre me agrada, ontem mesmo ela comprou um pote de frozen yogurt pra mim e meu host me deu um cartão da Starbucks com dolares disponíveis pra eu tomar um café de graça ( eles sabem que eu amo starbucks ).. enfim, é isso.. acho que vai muito do feeling, vai da rotina das kids, vai da liberdade que voce vai ter.. como eu disse, é uma troca.


Bom, o post tá enorme já e eu vou terminar-lo por aqui.. 
Tentarei postar mais coisas sobre a vida por aqui, vale o esforço!

Beijos no coração,
Lu.
 

7 comentários:

Nádia Carvalho disse...

Luuuu,
Que bom que ta dando tudo certo pra você!!!
Espero te conhecer pessoalmente em breve
bjs

ju disse...

oi,
q maravilha!!! espero q o meu ano tb seja bom assim

Sheilinha disse...

Amiga...AMEI ler cada parágrafo de seu post!
Não posso dizer com palavras O QUANTO EU TO FELIZ POR VC! Quero chegar logo aí e te dar um BIG HUG!rs
Quero muito conhecer sua família linda e q vc conheça a minha, claro!
Seja muito feliz, aproveita muito seu ano! A gente ta junta nessa Lulu! Me aguarde!rsrs
Bjãao
Fica bem!
=D

Camila Moura disse...

Muito bom!!
Adorei suas dicas, tudo muito bem vinda, vou ficar atenta nas escolhas da família, espero que consiga o melhor pra mim!!

beijooos!!

Megui disse...

Lu...
Fico mtooo feliz de saber o quanto vc está feliz!! E que bom que vc sente que a sua escolha foi a certa!!!
Uma perguntinha...a Host Mom é stay at home mom??
Bjos

Chay Keisser disse...

Luuu primeira vez no seu blog...

Meo que legal que apesar do pouco tempo vc ja esta nesse clima legal com a family...

eu keru ir no meu do ano to te seguindo depois me segue la..

Beijoo e continua postando!!

chaykeisser.blogspot.com

★ Kely★ disse...

Lu, meu bem! Adorei seu post! Muito bom! Adoro ver as fotinhas também e as dicas. Queria fazer um pedido, pode? É meio idiota...rs...MAs queria que se pudesse, qualquer dia, postasse um vídeo mostrando os controles de um carro automático. Como faz pra dar a ré e tals...rs... (Tá...pode rir de mim...uhauhahuauha) Mas é que nunca dirigi um automático, e tenho curiosidade de saber. rs...
Beijossss! E obrigada.^^ EStou te seguindo...